PROCESSO CRIATIVO: COLEÇÃO DE MODA
Oi #BlackLovers, como vocês estão? Quando falamos sobre o desenvolvimento de uma coleção de moda, nos referimos a um trabalho árduo dividido em várias etapas. Diferente do que muitos imaginam, criar uma coleção vai muito além do que desenhar uma roupa… Por trás de cada coleção existe uma história com início, meio e um final cheio de peças lindas.
Se você quer descobrir mais sobre esse processo criativo continue lendo, irei explicar de forma resumida como tudo acontece. Bora conferir?!
O QUE É PROCESSO CRIATIVO?
Primeiramente, é importante esclarecer que o processo criativo não se limita ao mundo da moda. Ele pode ser adaptado para diversas áreas na hora de estruturar ideias para um projeto.
Para que esse processo seja mais organizado, o ideal é que ele seja guiado por etapas. Assim, por meio do fomento da criatividade individual ou coletiva da equipe, opiniões, ideias e soluções serão pautadas.
Durante ele, não tem certo ou errado. Tudo que for pensado é válido, como em um brainstorming, e deve ser anotado para ser avaliado de acordo com as necessidades.
PROCESSO CRIATIVO PARA MODA
No processo criativo de moda, podemos exemplificar a definição acima como o ato de elencar público, modelos, cores, estampas, tendências, tecidos e o que mais for usado na hora de definir como criar roupas.
Para guiar melhor esse trabalho, podemos definir algumas etapas a serem seguidas:
BRIEFING
A primeira parte do processo é a definição do que será feito, qual exatamente é o problema a ser solucionado. Pode ser, por exemplo, definir a nova coleção de moda que será criada ou desenvolver peças que atendam a um novo público.
É uma etapa mais sucinta e que guiará as informações coletadas e levantadas nas próximas ações.
PESQUISAS
Para os profissionais de moda que se desempenham no desenvolvimento de produtos, tudo que faz parte do cotidiano ou circunda ao redor, pode servir de inspiração e fazer parte da pesquisa. Além disso, atualmente temos o suporte de vários portais/sites mundiais de moda onde são lançados anualmente macrotendências que auxiliam tanto os profissionais de moda, quanto outros segmentos: indústria têxtil, designers, arquitetos…
Esses portais de tendências contam com profissionais espalhados pelo mundo todo, são caçadores de tendências (coolhunters) que estudam a cultura, comportamento das pessoas de determinada região e diversos outros fatores. Além destes profissionais, os portais de tendências ainda contam com psicólogos, sociólogos, historiadores, cientistas e diversas outras áreas, pois é o estudo de todos esses profissionais que fazem com que possamos identificar macrotendências mundiais e regionais. Vale ressaltar que essas informações são disponibilizadas pelos portais com muita antecedência (aproximadamente dois anos antes), para que as marcas desenvolvam seus produtos e coleções.
Na hora de fazer a pesquisa do seu processo criativo de moda, anote as informações que podem te ajudar a ter um direcionamento inicial. São elas:
- Público-alvo
Tenha em mente quem será atingido e para quem aqueles produtos serão desenvolvidos. Assim, fica mais fácil analisar as tendências e aplicá-las a sua realidade.
- Pesquisa de mercado
É muito importante fazer uma boa pesquisa de mercado para entender melhor as dores do segmento, saber as tendências do momento e afins. Muitas empresas enviam seus estilistas e toda equipe de criação para viagens de pesquisa em pólos de moda pelo mundo afora, para que possam mergulhar nas tendências do momento e tocar as fontes de inspirações.
- Concorrência
Elenque quem são seus concorrentes diretos e indiretos. Dessa forma, você consegue realizar benchmarkings para reunir ideias, analisar ações assertivas e, inclusive, pontos de melhoria nos seus processos e criações.
- Tendências
Analise as macrotendências (cores, texturas, tecidos, formas, modelagens, tipos de tecidos) de acordo com o perfil da marca, público alvo e o país que será aplicado (conhecer bem a região que irá vender seus produtos ajuda muito). Pesquise as tendências da coleção. Olhe grandes marcas, desfiles, leia sobre o que está sendo idealizado para o futuro da moda e, inclusive, sobre como o público-alvo se relacionará com os lançamentos.
- Orçamento
Tenha em mente quanto poderá ser gasto para ter ideias que sejam coerentes com o que poderá ser feito. Caso contrário, energia e tempo podem ser desperdiçados.
- Prazos e cronogramas
O último passo é definir os prazos para cada etapa do processo de criação, pois há vários departamentos envolvidos nesse processo, como equipe de compras, marketing, comercial e alguns outros que dependem do cumprimento correto das datas definidas, para fazerem seus planejamentos e assim garantirem o sucesso da coleção lançada.
GERAÇÃO DE IDEIAS
Com o objetivo do processo criativo e as informações para guiá-lo, é hora de pensar nas ideias e soluções. Essa é parte é importante porque é nela que, de fato, as peças serão idealizadas.
- Mix de produtos
Defina o mix de produtos, que é um quadro com a definição da quantidade e os tipos de produtos que entram na coleção, essa informação é extremamente necessária para fazer planejamento de lançamentos de produtos e compra de matéria prima por exemplo.
- Cartela de cor e materiais
Defina todas as cores e materiais (tecidos, linhas, pedrarias e outros) que vão compor as peças criadas. Nesse ponto, é importante se lembrar do orçamento máximo definido para a coleção.
- Croquis
Os desenhos das peças precisam ser criados na etapa de ideias. Claro, sempre levando em consideração as informações levantadas durante a pesquisa.
- Desenhos técnicos
Por fim, faça os shapes, os moldes, as estampas – se for o caso –, o design de superfície, selecione as cores, faça as fichas técnicas com as informações necessárias, deixando tudo pronto para a concepção dos protótipos dos produtos e para a etapa de desenvolvimento.
- Desenvolvimento das peças pilotos ou desenvolvimento de protótipos
A última parte do processo criativo de moda é o desenvolvimento dos protótipos, modelar, pilotar, validar as peças, caso necessário refazer as peças, corrigindo os pontos a serem melhorados. Aqui vai uma dica importante: comece sempre pela peça piloto, ao invés de já partir para a fabricação.
Assim, você testa se o que idealizou é aplicável e não corre o risco de desperdiçar material na produção.
Após os protótipos serem feitos e aprovados pela equipe, é, enfim, hora de produzir para LANÇAR.
LANÇAMENTO
Até um tempo atrás as coleções eram lançadas por estação, mas isso vem mudando com o passar do tempo, pois o consumidor quer novos modelos com mais frequência para atender suas necessidades e desejos. As coleções de moda estão no caminho de deixar de lado o vínculo com as estações definidas, isso está acontecendo para ensinar ao mundo a ter um consumo inteligente e também evitar o prejuízo de produtos parados nas prateleiras e promoções excessivas caso não seja vendido naquela determinada coleção, e principalmente diminuir a produção de materiais de forma excessiva e consequentemente ajudar a diminuir poluentes que influenciam no aquecimento global.
CAMPANHA DE MARKETING
Agora é hora de divulgar os produtos, vender e lucra bastante. Mas sobre marketing de moda, vamos deixar para uma próxima matéria. Então nos acompanhe e não perca!!
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