HISTÓRIA DA BLUSA DE MOLETOM
Oi #BlackLovers, como vocês estão? Todos sabem que já foi o tempo que a blusa de moletom era usada apenas para ficar em casa e dormir. Por ser uma peça de roupa extremamente confortável, acabou ganhando espaço e conquistando o coração de várias pessoas, independente do estilo.
Assim como a calça jeans, que é uma peça coringa nos looks, a blusa de moletom veio para ocupar o mesmo espaço. E isso pode ser comprovado tanto nas passarelas de moda do mundo inteiro quanto nas ruas. E pelo visto é uma tendência que veio para ficar. Afinal, nada melhor do que uma roupa confortável, versátil e estilosa não é mesmo?
Criada na década de 1920, o moletom foi evoluindo com o tempo e conquistou o seu espaço no mundo da moda. Vem comigo conhecer um pouco mais sobre a história da blusa de moletom e como ela deixou de ser uma peça básica para uma peça coringa.
História da blusa de moletom
É difícil precisar exatamente quando a peça de moletom foi inventada. Entretanto, existem algumas teorias sobre a invenção da peça. Sendo assim, uma delas afirma que a peça foi criada lá em 1925, em uma fábrica de roupas esportivas nos Estados Unidos chamada Champion. Já outra diz que na verdade o moletom foi criada no ano seguinte, em 1926 pela empresa americana Russel Corp.
Além disso, outra questão em aberto é a respeito do propósito da criação, que envolvia um tecido macio feito de algodão ou lã. Alguns dizem que o moletom foi inventado com o intuito de proteger atletas do basquete e basebol durante o frio. Outros afirmam que a peça foi criada para servir como uniforme para trabalhadores de frigorífico. Seja qual for, o fato é que o moletom não ficou limitado apenas para esses usos (obrigado criadores haha).
Blusa de moletom na moda
Por ser uma peça com tecido confortável, que permite maior mobilidade, além de proteger do frio, a blusa de moletom chamou a atenção de grandes nomes da moda. Por exemplo, a estilista Coco Chanel, que começou a utilizar o tecido de moletom em suas roupas esportivas inspiradas na década de 1920.
Não demorou muito até que outros estilistas e grifes renomadas enxergassem no moletom um potencial para as passarelas. Prova disso é a edição do São Paulo Fashion Week de 2009, que apresentou coleções inteiras de moletom. Portanto, a transição das passarelas para as ruas de todo o mundo foi só uma consequência.
Começou com a moda esportiva, e logo se expandiu para outros estilos. Hoje, a peça é uma mistura de esporte e lazer, aliada ao conforto e ao estilo. Dessa forma, a blusa de moletom deixou de ser usada principalmente por atletas, para fazer parte do guarda-roupa dos fashionistas.
Além disso, a blusa de moletom se tornou uma peça democrática, muito popular entre todas as tribos, faixa etária, classe social e gênero. A sua versatilidade permite infinitas aplicações, estampas, modelagens tradicionais e ousadas, presença de capuz, bolsos entre outros detalhes.
Ou seja, é uma peça que conseguiu evoluir com a moda e se reinventar. Sendo assim, possibilidades de look com blusa de moletom não faltam.
Amo falar sobre tudo ligado a história da moda. Quando estudamos sobre, a roupa que usamos passa a ter um significado completamente diferente.
Você já conhecia a história da blusa de moletom? Deixe sugestões de próximos temas pra gente abordar aqui no nosso blog, abraços! <3
Deixe um comentário